domingo, 3 de agosto de 2008

O equívoco de Joker!



Joker, no filme o Cavaleiro das Trevas, é na sua essência um misantropo, ele acredita que o mal reside na humanidade, a qual, seguindo os seus instintos mais básicos, revela toda a sua hipocrisia. A sua tarefa é demonstrá-lo através do caos.
Este filme é uma metáfora, não interessa muito saber como se invade um espaço aéreo internacional, como se sequestra alguém sem as mínimas consequências, ou como se consegue um exército de militantes vindos do nada.
De certa forma este filme faz lembrar o Saw, onde escolhas difíceis têm de ser feitas. A diferença está na certeza do fracasso dos jogadores, ao contrário de no Saw, onde John Kramer adoptava uma posição mais esperançosa.
É difícil não se sentir uma certa simpatia pelo joker durante grande parte do filme, principalmente quando este queima a sua parte monetária perante o olhar perplexo dum mafioso. A coerência é total, mas...



Infelizmente para Joker, os seus jogos encontram dificuldades. O seu momento de derrota verifica-se no jogo dos dois barcos. Ele estabelece um dilema à semelhança do jogo o Dilema do Prisioneiro, no qual, a solução lógica é a imediata detonação do barco oposto. Afinal, estando um deles cheio de foras da lei, que outra coisa será de esperar que o rebentamento dum dos barcos?
Mas afinal, qual é o equívoco de Joker? À semelhança de muitos outros, resume-se a um ponto muito simples, a crença de que o "mal" reside na humanidade, não percebendo que os seus jogos demonstram eles próprios o contrário. O "mal", ou a problemática, está na lógica da própria natureza e não no Homem, contra a qual, este último responde com algo igualmente simples. A moral.
A única razão que impediu a explosão de qualquer dos barcos, foi a incapacidade moral de tal acto por parte de qualquer um dos seus ocupantes, algo simplisticamente ignorado pelo Joker.
A aceitação final da culpa por parte de Batman, pelos actos de Harvey Dent, não se tratou duma mera bondade pessoal, mas sim, da sobreposição da moral colectiva à glória individual.

Sem comentários: