domingo, 7 de outubro de 2007

Ferramentas do Século XXI

Quero partilhar convosco, ou com aqueles que ainda desconhecem, algumas das ferramentas que penso serem muito úteis.
Actualmente vendem-se muitas Pen Drive, muitos Discos Externos entre outros medias. No caso dos Discos Externos, estes além de uma grande capacidade de memória, oferecem outras funcionalidades menos óbvias. À primeira vista, estes suportes para pouco mais servem, do que para armazenamento de ficheiros, ou para o seu transporte pontual.
No entanto, já existem programas muito úteis no seu formato portátil, como seja o caso do conhecido Firefox. Esse conjunto de software, encontra-se aglomerado num programa igualmente portátil, designado por PortableApps.com (Your digital life, anywhere). Pode assim, instalar o PortabelApps num dispositivo portátil, e manter as sua definições e dados para onde quer que vá.
O Firefox, possui Add-ons que lhe permitirão adicionar ferramentas gratuitas muito variadas. Descrevo de seguida as que considero mais importantes:
Este utilitário da Answers.com, permite-lhe com um simples Alt-Click, aceder a uma pequena janela que se lhe abre, sobre o significado da palavra seleccionada, permitindo por exemplo, a quem ainda não domine o inglês a 100%, saber de imediato o significado de um termo menos comum.


Resultado do Alt-Click do Answers
Esta outra ferramenta importante, permite-lhe sincronizar os seus bookmarks com um servidor central. Dessa forma não se preocupará mais com a utilização diferenciada entre vários Firefox's que possa utilizar. Este programa, tem a capacidade de interagir com os bookmarks que possa ter no del.icio.us.


Login no foxmarks
O Cooliris permite-lhe pré-visualizar um link, sem que para isso tenha de o aceder, abrindo-se-lhe para isso, uma janela à semelhança da do Answers.com. Muito útil para as buscas de imagens no Google.


Pré-visualização de uma imagem encontrada no Google

Existem outras ferramentas, o próprio dicionário incluído no Firefox pode ser actualizado, adicionando-se outros dicionários através de Add-ons.
Para além das opções que poderá encontrar no PortableApps.com, existem outras, que por não necessitarem de um processo de instalação, podem ser adicionadas ao PortableApps; um exemplo disso é o LC ISO da Lucersoft. Para uma consulta completa dos programas que actualmente se disponibilizam na forma portátil, poderá aceder ao Portable Brasil, um blog brasileiro, dedicado às novidades deste género de programas.
Agora que já tem uma forma de artilhar o seu media portátil, com um vasto conjunto de software, vamos falar da protecção dos seus dados.
Caso pense transportar alguma da sua informação pessoal, por exemplo num disco portátil, existe uma ferramenta que lhe permite assegurar a privacidade, caso perca o disco para terceiros. Na realidade existem várias, no Wikipedia existem um comparativo exaustivo dos programas disponíveis.
O programa da minha preferência é o TrueCrypt, é totalmente gratuito, e recorre a metodologias de encriptação reconhecidas como bastante seguras. Poderá criar partições no disco, seguindo o manual do programa, e posteriormente, usa-las para a criação de unidades virtuais. Estas unidades virtuais estarão encriptadas, e poderão ser acedidas de forma totalmente transparente. Dessa forma, ser-lhe-á pedida uma palavra passe, que garantirá a exclusividade do acesso. Aconselha-se a leitura do manual do programa, principalmente no que diz respeito a procedimentos de segurança.


Wizard do TrueCrypt de criação de volumes encriptados

Neste momento, já deve ter compreendido a facilidade com que poderá recuperar os dados e as definições dos seus programas. Através dum simples backup, terá o seu sistema novamente em funcionamento de forma bastante rápida e simples. O PortableApps já inclui ferramentas de Backup!
Agora que já tem uma forma de garantir a privacidade da sua informação, pode utilizar um outro mecanismo que se chama sincronização. Com a sincronização poderá ter um conjunto de documentos num computador central, e possuir uma cópia num media portátil. As alterações que forem feitas no media, juntamente com as que forem feitas no computador central, serão combinadas por forma a se ter uma cópia actualizada nos dois locais. Ou seja, pode trabalhar no media como se fosse no sistema central, e depois, o que tiver feito no primeiro, será replicado no último, ou vice versa, se for esse o caso. Imagine que são os seus documentos, poderá ter acesso a eles no seu local de trabalho, e as alterações que fizer, serão actualizadas nos seus documentos do computador da sua casa.
Existem várias ferramentas que lhe permitem fazer uma sincronização, o próprio Windows Vista já vem equipado com uma delas. O Allway Sync permite a sua utilização gratuita com limitações, e quem não faz uso intensivo deste utilitário, poder ter uma forma simples e rápida de fazer a sincronização dos seus dados. Para uma utilização livre e sem restrições, existe o Unison. O Unison é mais complicado que o Allway Sync, por outro lado é uma ferramenta de Código Aberto o que lhe garante uma extraordinária fiabilidade. Basicamente, este requer um ficheiro de configuração na pasta de definições do utilizador (presente na pasta Documents and Settings do Windows XP); após isso, bastar-lhe-á criar uma atalho para o programa e corre-lo. O Unison tratará de auditar o processo de sincronização a ser levado a cabo, de qualquer forma, recomenda-se fortemente que leia o manual para a sua correcta utilização. Ambos os programas anteriormente descritos, podem ser utilizados de forma portátil.


GUI (GTK) do Unison em acção

Para quem usa um portátil, a hipótese de que este lhe seja roubado, é mais provável do que para quem usa um DeskTop. É comum ter-se documentos pessoais em pastas, como sejam "Os meus documentos", assim, as ferramentas descritas anteriormente, podem ser usadas na partição extra, existente normalmente nos portáteis. Não é protecção suficiente da informação contida nos discos o login do Sistema Operativo, pois o acesso aos mesmos é sempre possível para quem possui o portátil.
Para terminar, é importante que tenha uma pasta TEMP na partição protegida, pois tudo o que copia para uma partição não encriptada, matem-se registado no disco, mesmo após apagado. Existem ferramentas e empresas dedicadas à recuperação de dados, pelo que, se estes últimos tiverem sido alguma vez escritos nessas partições "abertas", poderão de futuro ser recuperados.
O próprio Unison, no processo de sincronização, cria ficheiros de rastreabilidade, que poderão ser usados na obtenção de informação confidencial. É importante que a pasta de configuração do Unison, onde os ficheiros de rastreabilidade são guardados, seja reencaminhada para uma outra pasta na partição encriptada. Infelizmente, ao contrário do sistema Linux, em que se podem criar atalhos simbólicos, o Windows permite apenas atalhos não simbólicos, ou seja, no Windows um atalho é na realidade um ficheiro .lnk, que funciona apenas ao nível das pastas, não sendo interpretado como tal por um programa.
A criação de atalhos simbólicos no Windows é um processo complicado, e a este tipo de atalhos dá-se o nome de junction points, felizmente existe o Junction Link Magic, que permite a criação deste tipo de atalhos de forma simples e rápida.


Junction Link Magic

Lembre-se, a palavra passe é a sua chave de entrada na partição encriptada, se a perder deixará de ter acesso aos dados contidos nela. Configure o TrueCrypt de forma a que, sempre que o seu portátil for posto em estado de baixo consumo, a partição encriptada seja desmontada; o TrueCrypt não lhe servirá de nada, se quem tiver acesso ao portátil puder aceder à partição segura, sem necessitar de introduzir a palavra passe, além disso e por razões óbvias, evite que esta seja a mesma da do seu Sistema Operativo. É muito importante que tenha bom senso, pois são as práticas de utilização que definem se os seus dados estão bem protegidos ou não, e acima de tudo, de quem os quer proteger. Um ladrão vulgar, tem conhecimentos muito menores, dos de alguém cujo trabalho seja adquirir informação.

Sem comentários: